Cultura e Personalidades

Neste espaço encontrarás:

- Temas culturais;
- Artigos sobre personalidades Históricas;

Wednesday, January 23, 2008

O Ramadão

Actualmente existem muitas religiões, cujas crenças foram amplamente difundidas, sendo praticadas um pouco por todo o mundo. Um dos costumes que mais desperta a minha atenção é o Ramadão.
Os muçulmanos cumprem esta tradição, jejuando desde a alvorada até ao pôr-do-sol; isto implica que, os seus seguidores não podem comer ou beber durante este período. Existem, porém, duas grandes faixas etárias, que constituem a excepção a esta regra: as crianças e os idosos.
Apesar da rigidez imposta pelo Ramadão, este período deve ser dedicado à reflexão, oração e à prática do bem. Nesta altura, são privilegiados alguns valores e entidades como a caridade para com os pobres, que representa um dos principais deveres de qualquer praticante do Islão; a família e a correcção pessoal. No que diz respeito a esta última obrigação, os muçulmanos devem abster-se de fumar ou de ter relações sexuais durante o dia.
Apesar dos propósitos nobres, que esta prática pretende incutir nos seus seguidores, muitos religiosos radicais vêem este período como uma óptima oportunidade para reclamar os seus direitos, usando para tal a violência.

No comments: